Mídia Kit

Release Bando de Teatro Olodum

O Bando de Teatro Olodum é o grupo de teatro negro de maior visibilidade na história das artes cênicas na Bahia e uma das mais consolidadas do país. Atua há 34 anos consecutivos em prol de um projeto que valoriza a expressão coletiva negra no teatro, no cinema e televisão, destacando atrizes e atores negros como protagonistas de suas narrativas.

Entre os grandes sucessos do grupo, estão os seguintes espetáculos: Ó Paí, Ó!, que ganhou versões para o cinema e uma série na tv; a revista musical Cabaré da Rrrrraça; o infantojuvenil Áfricas, que contagia adultos e crianças.

Além dos mais de 30 espetáculos já montados e de incursões no cinema e na televisão, o Bando leva o público à reflexão sobre os temas abordados em oficinas, debates e encontros com grupos de performances negras. Contrinui, assim, para a formação de novos talentos das artes cênicas, comprometidos com a valorização da cultura afro-brasileira.

Fundado em 17 de outubro de 1990, em Salvador, o Bando de Teatro Olodum é fruto de uma parceria entre o Grupo Cultural Olodum e artistas do teatro baiano, que convocaram artistas negros, alguns ainda sem experiência com o teatro, outros com histórico de militância política e cultural na periferia da cidade.

A motivação principal do Bando sempre foi a valorização das artes negras e a denúncia contra o racismo e as diversas formas de preconceitos da sociedade, que se consolidou em uma experiência de performance negra referência para outros artistas e companhias do Brasil.

Todos os direitos reservados ao Bando de Teatro Olodum | Email: bando2@gmail.com

© 2024 Afronegócio apoiado por Farol Negro Comunicação e Cultura